REGINA

RIBEIRO

Regina Ribeiro é vocalista, autora, bailarina, coreógrafa, professora e produtora. Natural de São Paulo, é uma artista poliglota com formação profissional e vivência artística no Brasil, Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Áustria, Finlândia, Suécia, Noruega, Suíça, Japão, Costa do Marfim, Gana e Camarões. Em 1982, viajou pela França, Itália e Suíça, onde realizou diversas apresentações artísticas e ministrou cursos e workshops. No mesmo ano, foi convidada a dar aulas no Institut Git le Coeur, em Paris, onde residiu durante um ano. Nesse período, a relação sempre presente da artista com a África aprofundou-se com o início de sua pesquisa sobre a História dos Povos e Nações Negras, destacada na obra do historiador senegalês Cheikh Anta Diop.

Em 1983 fixou residência na Suíça, onde lecionou durante 12 anos no Instituto de Esporte da Universidade de Berna. Impulsionada pela contínua pesquisa de sua arte, Regina Ribeiro esteve na África pela primeira vez em 1987, como artista convidada para um estudo de Danças Tradicionais da África Ocidental, na Costa do Marfim. A consagrada escola de dança Alvin Ailey, em Nova Iorque, também faz parte dos itinerários percorridos para sua formação contínua na técnica de Katherine Dunham. Com o apoio do governo Suíço e Camaronês, além da Fnac, Regina Ribeiro lançou o Cd Relacionamentos na Suíça, em Camarões e no Brasil.  Em 2018, gravou com os artistas camaroneses Masao Masu (Les Jumeaux de Masao), na França. 

Entre os artistas e organizações com os quais Regina Ribeiro colaborou encontram-se Impulztanz-Vienna, Internacional Dance Festival, Earth Crossing World Music Festival, Japão, Jazz Parade Festival Friburgo, Schlachthaus Theater Berna, Suíça, Festival d’Avignon, Café Concert New Morning, TV 5, França, African Ancestry Reconnection Project no Palais des Congrès, Yaoundé e Fundação AfricAvenir em Doualá, Camarões, Sesc Consolação, Sesc Pompéia, Sesc Itaquera, Letieres Leite, Glaucus Linx, Fabiano de Castro, Billy Summers, Jon Otis, Teddy Bärlocher, Noël Ekwabi, etc.

Ouça a Regina em

© 2011 - 2019 Copyright

+55 (11) 984314400 São Paulo - Brasil